Você sabia que……


A distância de segurança no trânsito representa a distância mínima em que dois veículos devem manter entre si para evitarem colisões em casos de freadas bruscas.

 

Bruno Machado

 

                Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 192, constitui infração grave, passível de multa, deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo.

                Porém, inicialmente, devemos saber diferenciar os diversos tipos de distância que devem ser empregadas no trânsito.

                Em primeiro momento, temos a Distância de Segmento, em que o condutor deve manter uma distância segura entre os demais veículos da via, evitando de colidir com a traseira do veículo que estiver à sua frente caso ele precise parar em uma situação de emergência.

                Temos também a Distância de Reação, que representa a distância que o veículo percorre no intervalo compreendido entre o momento em que o motorista avistou uma situação de perigo, até o momento em que ele pisou no freio. Essa distância pode ser melhor identificada como o “tempo de reação do motorista”, que é, em média, cerca de 01 segundo.

                A Distância de Frenagem, por sua vez, simboliza a distância percorrida pelo veículo do momento em que o condutor pisou no freio, até o veículo estar completamente parado.

                Contudo, considerando que o Código de Trânsito Brasileiro não define ao certo quais seriam essas distâncias, como fazer para aplicá-las em situações do cotidiano?

                A resposta é o bom senso dos motoristas, visto que a distância de segurança vai depender de cada caso, tendo como elementos as condições climáticas, a velocidade empregada, as condições da via e do veículo, bem como a capacidade de reação dos condutores.

                Entretanto, para não ficarmos sem nenhum parâmetro, especialistas em trânsito dizem que a cada 20 Km/h de velocidade, devemos manter a distância de um veículo em face dos demais. Dessa forma, caso o motorista esteja conduzindo o veículo a uma velocidade de 60 Km/h, ele deverá manter uma distância equivalente a três veículos.

                Por fim, lembre-se que a melhor forma de evitar acidentes é se proteger e proteger os demais condutores!